Duas entradas e circulações independentes separam os alunos por idades compatíveis entre si na escola. A primeira se destina aos alunos do ensino infantil, de 3 a 6 anos de idade, e a segunda aos alunos do ensino fundamental e médio, dos 7 aos 17 anos de idade.
A circulação vertical se dá por meio de rampas com 6% de inclinação e garante acessibilidade total a todo o prédio, que conta com jardim suspenso, espelhos d’água e quadras poliesportivas na cobertura, espaço de recreação e contemplação com belas vistas para a reserva natural adjacente.
Na fachada curva voltada ao mesmo tempo para a rua de acesso e para o norte, lado castigado pelo sol tropical do Rio de Janeiro, lajes com generosos balanços ajardinados somados a telas em aço inoxidável reduzem drasticamente a incidência dos raios solares de forma direta nas salas de aula. Essas medidas conferem aos espaços internos conforto térmico minimizando o uso de ar condicionado e consequentemente de energia. É uma fundamental decisão sustentável. Todos os espaços de circulação e recreio são amplamente ventilados de forma cruzada provendo resfriamento passivo, sem uso de energia.
A circulação vertical rampeada se desenvolve ao longo de um átrio de três andares de altura que é inundada pela luz natural do sol filtrada por um pergolado fotovoltaico e suavizada através de cúpulas. Os painéis fotovoltaicos, além de gerar energia desempenha forte papel didático sobre consumo consciente de energia e valores de sustentabilidade. Esses mesmos valores decidiram o uso extensivo de vegetação por todo o prédio e é mais visível na fachada principal de acesso.